“PUC-SP no clima" participa da conferência nacional do meio ambiente, em Brasília-DF

por Redação | 16/05/2025

Texto elaborado pelo Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”

Representado pelo professor André Geraldes (Fac. Direito), o projeto "PUC/SP NO CLIMA", organizado pelo Escritório Modelo da PUC-SP, participou da 5a. Conferência Nacional do Meio Ambiente (5a CNMA), realizada em Basília-DF, entre os dias 6 a 9 de maio de 2025.

A atividade contou com a participação de 1.501 delegados de todas as regiões do país. Emergência climática foi o tema central do encontro, tendo sido feita a seleção de 100 propostas prioritárias para o enfrentamento dessa questão, abarcando cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica e; Governança e Educação Ambiental.

O evento teve a presença de diversas autoridades, incluindo o Vice-Presidente da República, Geraldo Alkmin; a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e o Presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ, Ministro Herman Benjamin. Além disso, o evento contou com palestras importantes, dentre outras, a palestra do renomado cientista Carlos Nobre.

Vale a pena observar ainda que Justiça Climática foi um tema que ganhou destaque no evento, tendo ocorrido um painel sobre o assunto com a presença da Ceiça Pitaguary (Ministério dos Povos Indígenas); Cristiane Pankararu (Apib); e Gabriela Santos (Perifa Sustentável). A 30a .Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima acontecerá no Brasil (Belém-PA), no mês de novembro de 2025.

A 5a CNMA desempenhou um papel estratégico para preparar a sociedade civil, os setores público e privado para uma participação robusta do país anfitrião da 30a. Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que acontecerá no Brasil (Belém-PA), no mês de novembro de 2025.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.