Celso Campilongo e Fábio Santana são nomeados pró-reitores da PUC-SP

Nomeados irão trabalhar pelo fortalecimento da qualidade acadêmica e do papel institucional da Universidade

por Redação / ACI PUC-SP | 26/11/2025

Os professores Celso Campilongo e Fábio Santana foram nomeados, respectivamente, pró-reitores de Pós-Graduação e de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O anúncio à comunidade foi feito pelo reitor Vidal Serrano Nunes Jr., nesta quarta-feira (26/11). Clique no nome dos docentes para acessar os atos de nomeação.

A posse dos novos pró-reitores marca o início de um novo ciclo na gestão da PUC-SP, com expectativas de aprofundamento das ações estratégicas nas áreas cultural, comunitária e de pós-graduação, reforçando o compromisso institucional com a formação crítica, a pesquisa de excelência e o diálogo com a sociedade.

Durante a apresentação, o reitor destacou a trajetória acadêmica e profissional dos docentes, ressaltando a relevância das áreas que passam a liderar. “A PUC-SP tem na Cultura e Relações Comunitárias e na Pós-Graduação dois pilares essenciais de sua atuação. Recebemos com alegria os novos pró-reitores, professores de excelência, cuja competência e dedicação fortalecem ainda mais o compromisso da Universidade com a formação, a pesquisa e o diálogo com a sociedade”, comemorou.

As pró-reitorias de Cultura e Relações Comunitárias e de Pós-Graduação estavam sob gestão dos professores Myrt Cruz e Antonio Valverde, cuja dedicação foram reconhecidas pela vice-reitora Carla Longhi. “Estamos muito satisfeitos com o legado construído pelos pró-reitores que nos acompanharam até aqui e igualmente felizes em receber colegas que certamente vão contribuir de forma decisiva para o avanço da nossa gestão”.

Expectativas para a nova gestão

O novo pró-reitor de Pós-Graduação destacou que o fortalecimento da qualidade acadêmica deve caminhar ao lado da busca por melhores indicadores.

“Os rankings e indicadores têm sua importância, mas não podem ser o único norte. Nosso foco principal deve estar na qualidade dos programas, da pesquisa, da organização acadêmica. Ao trabalhar nessas duas frentes — excelência interna e boa avaliação externa — criamos um ciclo virtuoso que tende a elevar a posição da Universidade e, sobretudo, a robustez da produção científica”, afirmou Celso Campilongo.

Para Santana, que assume a PROCRC, o seu compromisso será com o diálogo, com a continuidade de ações e com o fortalecimento do papel institucional da Universidade.

“É uma honra assumir essa responsabilidade. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho já realizado e implementar iniciativas que reforcem o papel da PUC-SP como referência nacional. Quero construir esse caminho coletivamente, ouvindo a comunidade, buscando soluções para os desafios e contribuindo para que a Universidade avance ainda mais”, afirmou Fábio Paulo Reis de Santana.

O professor ressaltou ainda os positivos resultados recentes da Universidade, mencionando avanços em índices institucionais, o lançamento do Programa de Acolhimento e o expressivo crescimento nas matrículas do vestibular em curso. Segundo ele, a expectativa é de que o trabalho em equipe continue produzindo resultados positivos.

Perfis 

Prof. Celso Fernandes Campilongo é livre-docente em Filosofia do Direito pela PUC-SP, mestre e doutor em Direito pela USP e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na PUC-SP, foi coordenador do Núcleo de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação, Chefe do Departamento de Teoria Geral do Direito por inúmeras vezes e representante da Faculdade de Direito no Conselho Universitário. Também coordena iniciativas como o SAJU-USP, o NECSO e o Núcleo de Direito à Cidade. É coordenador-geral da Enciclopédia Jurídica da PUC-SP e está, atualmente, encerrando mandato como Diretor da Faculdade de Direito da USP.


Prof. Fábio Paulo Reis de Santana é doutor em Direito pela PUC-SP e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo - OAB-SP, presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP e procurador do Município de São Paulo. Atua como professor da Faculdade de Direito da Universidade, lecionando as disciplinas Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Urbanístico e Fundamentos do Direito Público.
 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.