Reitoria apresenta resultados e aprova política de movimentação na carreira docente em reunião do Consun

por Redação / ACI PUC-SP | 24/11/2025

A Reitoria da PUC-SP apresentou, na manhã de quarta-feira (19/11), uma proposta de política para a movimentação na carreira docente — um pleito histórico. O reitor, professor Vidal Serrano Nunes Júnior, informou que há uma “demanda represada” que começará a ser atendida a partir de 2025, com implementação gradual. A formulação foi apresentada durante reunião do Conselho Universitário (Consun), cuja pauta também abordou o avanço do Projeto Aliança PUC 80, o aumento da relevância da marca da Universidade, os resultados positivos nas redes sociais, o lançamento do Programa de Acolhimento e novas concessões de títulos.  

Aprovada pelo Consun, a proposta para a movimentação na carreira docente seguirá para discussão e aprovação junto aos Diretores Executivos da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, no âmbito do Conselho Administrativo (Consad).   

O primeiro grupo a ser contemplado pelos critérios para movimentação na carreira é o de Auxiliares de Ensino que possuem título de Doutor, os quais avançarão para a categoria de Assistente Mestre. Para a etapa inicial, foram definidos critérios obrigatórios para os docentes elegíveis:  

- Possuir, no semestre vigente, contrato de ao menos 20 horas; 

- Ter no mínimo oito anos de trabalho na Instituição. 

A vice-reitora, professora Carla Reis Longhi, destacou que o conjunto de critérios resulta de um estudo cuidadoso, considerando as limitações orçamentárias e a impossibilidade de contemplar toda a demanda de imediato. “O objetivo é reduzir desigualdades históricas e avançar, passo a passo, na valorização da carreira docente”, afirmou. 

A proposta aprovada junto aos Diretores Executivos da Fundasp no âmbito do CONSAD 

Momento de renovação  

Desde que foi lançado, em agosto, o projeto Aliança PUC 80 fechou mais de 10 parcerias que ajudarão a viabilizar obras de renovação e climatização do Edifício Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, do Campus Monte Alegre. Junto com o apoio e aporte da mantenedora, a Fundação São Paulo, serão modernizadas 48 salas de aulas ainda em 2025. Segundo o reitor Vidal Serrano, para 2026,  também estão previstas reformas no Edifício Cardeal Motta.  

O aumento de 31% nas matrículas da primeira chamada, em comparação com o ano anterior, foi celebrado. O resultado, conforme afirmou a reitoria, reflete estratégias institucionais adotadas ao longo de 2025, como os investimentos em comunicação, e reconhece o esforço de diferentes setores da Universidade.  

Para Vidal Serrano, esse “momento de renovação” também resultou em boa recepção pela mídia. Dados apresentados demonstraram mais de duas mil citações envolvendo a PUC-SP até o início do segundo semestre.  

Concessões de títulos  

Foram aprovadas as seguintes concessões: 

Título de Professora Emérita à Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery, do Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FCHS). Proc. R. 29/2025. 

Título de Professor Emérito ao Dr. Nelson Nery Junior, do Departamento de Direito Civil, Processual Civil e do Trabalho da Faculdade de Direito (FD). Proc. R. 35/2025. 

Título de Notório Saber ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino de Castro e Costa, proposto pela Faculdade de Direito (FD). 

Título de Notório Saber ao Me. Carlos Alberto Ferrani, também proposto pela FD. Proc. R. 44/2025. 

Reconhecimento aos funcionários do Programa de Pós-Graduação  

Durante o Consun, a reitoria registrou uma nota de reconhecimento aos funcionários do Programa de Pós-Graduação pela maneira como honraram a memória de Rosilaine Gomes Ferrari, assistente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças e do Programa de Administração, falecida em 28/10.  

Em nota de pesar emitida na ocasião, a reitoria afirmou que Rosilaine contribuiu “de maneira exemplar para o funcionamento e o acolhimento das atividades acadêmicas” e que sua dedicação, profissionalismo e gentileza marcaram de forma significativa a convivência com colegas, docentes e estudantes”.  

 

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