Projeto aborda ancestralidade negra em materiais didáticos e redes sociais

Trabalho do grupo de iniciação científica NECTEMS

por Redação / ACI PUC-SP | 22/05/2025

Texto: profa.Sandra Madureira (Lael)

O grupo de iniciação científica NECTEMS, formado por oito alunos do Colégio Pedro II e coordenado pela professora Mariana Vera Cruz (doutoranda do LAEL,PUC-SP, orientada pela doutora Beth Brait, no projeto “A questão da ancestralidade negra em materiais didáticos e redes sociais: educação vs infodemia”) e pelo professor Ivo Knopp (doutorando do Instituto de Matemática da UFRJ, orientado pelo doutor Victor Giraldo), apresentou o trabalho "O ensino da Matemática e a Verbovisualidade no combate ao negacionismo científico" no Festival de Matemática, realizado no dia 22 de março de 2025.

O projeto tem como objetivo mostrar ao público como a Matemática problematizada, em articulação com estratégias linguísticas multimodais — amplamente utilizadas nas redes sociais e analisadas à luz do pensamento bakhtiniano — pode se tornar uma ferramenta potente para desconstruir crenças negacionistas e fortalecer o pensamento científico.

A iniciativa está alinhada às diretrizes do projeto "Tecnologia , informação e desinformação: o portal da infodemia", coordenado pela doutora Sandra Madureira (LAEL, PUC-SP), especialmente no que diz respeito à análise de materiais negacionistas disseminados nas redes sociais.

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.