Missa em sufrágio do Papa Francisco

A celebração aconteceu na Capela da PUC-SP

por Cláudio Oliveira | 25/04/2025

O Padre Rodrigo Vilela, coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP, celebrou missa em sufrágio do Papa Francisco, em 22/4, na Paróquia Imaculada Coração de Maria.

A cerimônia contou com a presença do reitor Vidal Serrano Nunes Jr e da vice-reitora Carla Longhi, além de professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade puquiana em geral.

O reitor falou sobre a importância da Universidade, bem como cristãos em geral, siguir os ensinamentos deixado pelo Santo Padre. “O que é marcante no legado deixado pelo Papa Francisco é a defesa intransigente da igualdade entre as pessoas, da dignidade humana, do compromisso com os excluídos, os vulneráveis e fragilizados. Ele nos deixa esta mensagem e esperamos que o caminho que ele seguiu seja trilhado pela Igreja, em homenagem ao seu legado e também por que nos parece que essa é a condensação do que seja o cristianismo”.

A vice-reitora também se pronunciou destacando os ensinamentos e prárticas do Sumo Pontífice. “O legado que deixa o Papo Francisco é inegável e fundamental, por que trouxe e reforçou continuamente, os princípios vitais do cristianismo como o amor ao próximo, o desapego, o cuidado com o outro, o diálogo, a preocupação com todos os tipos e formas de vulnerabilidades”.

Padre Rodrigo, durante a celebração, exaltou a humildade que o Papa demonstrava em suas aparições públicas. “Quando ele foi eleito o novo Papa, ele se esvaziou, se despojou de todas as honrarias que poderia ter, por ser o novo Bispo de Roma. Seu primeiro gesto como Papa foi pedir a benção para todos que estavam na Praça São Pedro esperando para o receber. Ao invés de abençoar, pediu a benção aos que o cultuavam”.

Ao fim da missa foi montado um altar na entrada da capela, para que as pessoas possam depositar homenagens ao Santo Padre.

O que a comunidade disse sobre o Papa Francisco:

O Papa Francisco nos deixa a lição da simplicidade, da solidariedade e do cuidado com nossos irmãos, de modo que a comunidade puquiana está aqui hoje, fazendo esta homenagem ao que ele representou e continuará a representar, pois sua obra começa agora. Ele nos deixou um legado imenso e nós que estamos numa universidade católica temos o dever de leva-lo a frente. Prof. Robson Maia Lins - coordenador da Pós-Graduação em Direito.


O grande legado deste Papa foi trazer a esperança de que podemos ter dias melhores, de alguém que realmente buscava representar os mais pobres, foi uma grande perda. Espero que na PUC-SP, no Brasil e no mudo, isso tudo tenha continuidade. Maria Helena Gonçalves Soares Borges – Ouvidora da PUC-SP.

 


Para nós, do Centro Acadêmico (CA) 22 de agosto, fica um legado de caridade, de esperança e de amor.  O Papa sempre foi um arauto da esperança e da caridade. Então a mensagem que passou para todos nós, é a da manutenção desse legado tão bonito. Nosso CA manda as condolências a todos católicos do mundo. Henrique Jóia - Centro Acadêmico 22 agosto.


Acho que ele quebrou a imagem de uma igreja imaculada, que outros papas sempre conservaram.  Ele conduziu sua gestão de uma maneira mais livre, leve e espontânea. Isso fez com que pessoas se aproximassem dele, não apenas os católicos. Mariana Caetano de Oliveira Costa -  estudante de Publicidade.


Papa Francisco chegou no momento em que o mundo necessitava muito de alguém que trouxesse uma mensagem de paz. Ser o primeiro papa da América Latina é um marco, mas além disso, ele conseguiu ser quase uma unanimidade, transcendendo a igreja católica, ele conversou com várias religiões. Ana Júlia Rodas Fernandes – estudante de Direito.

O Papa Francisco foi uma pessoa muito relevante para o mundo. Sempre mostrou muita simplicidade em suas atitudes, ele pregava os verdadeiros valores cristãos. Jóy Hanie Mekhail Wadie - estudante de Direito.

 

 

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.