Ciências Contábeis: estudantes da PUC-SP se destacam em prêmio da área
Marianna Firmino Nogueira foi a vencedora da 24ª edição do Prêmio Professor Hilário...
Após apresentação do documentário haverá debate com o prof. Marcus Bastos
O Cineclube Arlindo Machado (CAM), ligado ao curso de Comunicação e Multimeios, exibe o documentário Crônica de um Verão, dia 6/5, às 19h, no Auditório Paulo Freire (Andar superior do Tuca). O evento é aberto a todos os interessados e tem entrada livre. Após a exibição, haverá debate e aula aberta sobre “Montagem”, com o prof. Marcus Bastos.
Obra fundamental da história do cinema documental, neste trabalho pioneiro Jean Rouch e Edgar Morin cunharam o termo "cinema verdade" (cinéma vérité), inaugurando uma nova abordagem para o documentário nos anos 1960, que posteriormente influenciaria o desenvolvimento do cinema etnográfico e da antropologia visual.
Inspirados pelo Kino-Pravda de Dziga Vertov, Rouch e Morin revolucionaram a linguagem documental ao incluir o cineasta na ação, introduzindo elementos como entrevistas com o envolvimento direto dos realizadores, da equipe e do próprio aparato fílmico. Esta ruptura com as convenções do documentário tradicional abriu caminho para uma reflexão mais profunda sobre o papel do realizador e a natureza da "verdade" cinematográfica.
Sinopse: No verão parisiense de 1960, o cineasta e etnólogo Jean Rouch e o sociólogo Edgar Morin interrogam transeuntes, estudantes, operários e alguns casais sobre as motivações de suas vidas, registrando suas dúvidas, emoções e opiniões sobre política e racismo.
Direção: Jean Rouch, Edgar Morin | Roteiro Edgar Morin, Jean Rouch
Elenco: Marceline Loridan-Ivens, Marilu Parolini, Edgar Morin I Título
Data: 6/5
19h - Exibição do documentário
20h30 - Debate e aula aberta sobre Montagem, com o prof. Marcus Bastos
Local: Auditório Paulo Freire (Andar superior do TUCA)
Entrada livre