Grupo de Pesquisa aborda linguagem e interação em contextos digitais
Tema será debatido pela profa. Mayara Martins (UFC), com mediação da profa. Sueli...
Neste semestre, o ciclo de debates do projeto Estuário do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais traz discussões em torno da relação entre Big Techs, Governança Global e Direitos Humanos.
A referência às Big Techs no debate público parece inescapável, seja quando se fala em eleições, mercado, direitos humanos ou tecnologia. O termo "Big Tech" começou a ser popularizado em 2013, quando economistas começaram a apontar para os riscos de concentração de mercado, se não houvesse regulação. Hoje comumente se refere às multinacionais de tecnologia mais influentes, as chamadas Big Five (Alphabet (Google), Amazon, Apple, Meta e Microsoft) ou Magnificent Seven (incluindo Tesla e NVidia) – empresas que exercem uma influência sem precedentes, impactando a economia, a política e a própria soberania dos países. A influência e os limites da regulação destas empresas num contexto de democracia e de governança global responsável é um tema complexo no qual se constata desequilíbrio de poder e desafios crescentes para os Estados nacionais que colocam em questão não apenas o domínio do mercado, mas o controle de dados e informações, a influência na política e a ameaça à soberania nacional. Neste contexto, o ciclo de debates deste semestre abordará duas dimensões deste debate com profissionais do campo: a erosão da democracia; e a violência digital de gênero.
A atividade acontece no dia 29/5, das 17h às 19h, com o tema Erosão das Democracias, e das 19h30 às 21h30, com o tema Violência Digital de Gênero, no Auditório Paulo VI (biblioteca - térreo, prédio novo).
O evento é organizado sob a coordenação da profª. Elaini Silva.
Clique aqui e inscreva-se.
Assista a transmissão online por aqui.