Samba, cultura e resistência em debate na PUC-SP
Prof. Amailton Magno Azevedo (História) lança o livro Sambas, quintais e arranha-céus: as micro‑Áfricas em São Paulo
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) recebe, na próxima quarta‑feira (10), às 19h, o lançamento do livro Sambas, quintais e arranha‑céus: as micro‑Áfricas em São Paulo, de Amailton Magno Azevedo. O evento acontecerá no Auditório 117A, campus Monte Alegre, Perdizes.
O debate contará com a presença da cantora, pesquisadora e multiartista Fabiana Cozza, que agrega ao diálogo sua formação e trajetória acadêmica e profissional: graduada em Jornalismo pela PUC‑SP, especialista em canto popular, teoria musical e prática de conjunto pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Emesp), mestre em Fonoaudiologia pela PUC‑SP (2019) e atualmente doutoranda em Música (Unicamp), com pesquisa que cruza voz e ritmos afro‑diaspóricos.
Mais do que um lançamento literário, o encontro propõe um mergulho crítico na cena cultural de matriz africana que pulsa na capital paulista. Professor do Programa Pós‑Graduação em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC‑SP, Azevedo é também jornalista, doutor em Ciências Sociais e escritor. Sua obra — publicada pela Editora BanDara — busca revelar que São Paulo vai muito além dos arranha‑céus, mapeando afetos, memórias, religiosidades, rodas de samba e quintais que resistem à homogeneização urbana.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Para adquirir o livro, clique aqui.