PUC-SP inicia semana de acolhimento da 76ª turma de Medicina
Cerca de 200 pessoas participaram do evento que marcou o início das atividades de...
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, por meio da sua Residência em Dermatologia, participou ativamente da campanha Dezembro Laranja, realizada em 13/12 na Policlínica Municipal de Especialidades Edward Maluf. A iniciativa promoveu a prevenção ao câncer de pele e contou com a presença de médicos sob coordenação do professor-doutor Cassiano Tamura.
A iniciativa, que há mais de 25 anos é realizada em Sorocaba, reuniu dermatologistas filiados ao 4º Distrito de Sorocaba e Região da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES). Durante o mutirão, 178 dos 239 pacientes agendados foram atendidos com avaliação dermatológica completa focada na detecção do câncer de pele.
A campanha destacou-se pela eficiência assistencial, permitindo o tratamento imediato de lesões pré-malignas. No mesmo dia, foram realizadas 36 criocirurgias com nitrogênio líquido e 41 biópsias cutâneas, otimizando o cuidado e evitando que os pacientes precisassem retornar em outro momento.
Os casos com suspeita ou confirmação de malignidade que demandavam mais cuidados foram encaminhados e inseridos na rede oncológica Hebe Camargo, garantindo continuidade assistencial e acesso ao tratamento adequado. Três pacientes foram direcionados à rede de oncologia durante a ação.