PUC-SP: CONSUN encerra 2025 com apresentação de resultados e Plano de Trabalho para 2026
Reitoria apresenta balanço de 2025, diretrizes orçamentárias e Plano de Trabalho para...
Em entrevista à Nova Brasil FM, o professor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Nelson Saule Júnior, analisou a relação entre o crime organizado e os impactos ambientais provocados por atividades ilegais.
Durante a conversa, o docente destacou que práticas como loteamentos clandestinos, mineração ilegal e exploração irregular de madeira estão diretamente ligadas à degradação ambiental em diversas regiões do país, inclusive em áreas de preservação. “Essas organizações atuam na ilegalidade, explorando recursos naturais em áreas que deveriam ser protegidas, como ocorre na Amazônia e até em regiões urbanas, como a bacia do Guarapiranga, em São Paulo”, afirmou o professor.
Nelson Saule Júnior também ressaltou a necessidade de uma ação global coordenada para enfrentar essas práticas, chamando atenção para o papel dos países que consomem produtos provenientes de exploração ambiental ilegal. “É preciso ter consciência global sobre o meio ambiente e a situação climática que vivemos. Não dá para desconectar uma coisa da outra”, completou.
Clique aqui e confira a entrevista à Nova Brasil FM, em cobertura especial da COP 30, realizada em Belém (PA).