A importância da avaliação docente na PUC-SP

Artigo escrito pelos profs. Lafayette Pozzoli e Ricardo Carlos Gaspar, coordenadores da CPA

por Redação / ACI PUC-SP | 30/04/2025

“Conhece-te a ti mesmo” é um aforismo cuja origem é atribuída ao filósofo Sócrates, da antiga Grécia. Constitui a chave para a auto compreensão e, a partir daí, para a aplicação desse conhecimento com o intuito de transformar a vida de pessoas, grupos e instituições. Como uma organização educacional, a PUC-SP está destinada a adotar essa máxima em sua plena acepção. O que significa formular e executar práticas de avaliação e autoavaliação voltadas para a identificação de potenciais e desafios institucionais, na dimensão do ensino e de suas finalidades sociais mais amplas.

Atualmente, a PUC-SP encontra-se no limiar de um renovado ciclo de avaliação docente, que compreende distintos instrumentos e atinge, durante o período da coleta e aferição de resultados, o conjunto da organização. Tal ciclo coincide com o início de uma nova gestão acadêmica, comprometida com a afirmação dos valores que pautaram a trajetória da PUC-SP ao longo de sua existência.

Vale ressaltar que a Avaliação Docente compõe a autoavaliação institucional, que é um processo sistemático e contínuo realizado pelas universidades brasileiras com o objetivo de analisar seu desempenho acadêmico e administrativo. Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004. As informações obtidas são utilizadas por cada instituição de ensino superior em particular e compõem em seu conjunto o sistema nacional de avaliação da educação superior, garantindo que as universidades atendam aos critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre 19 de maio e 11 de junho próximos a PUC-SP disponibizará, no seu Portal Acadêmico, o questionário de Avaliação Docente. Trata-se de um importante instrumento do ciclo de avaliação institucional, pois permite captar a percepção de estudantes e professores acerca da qualidade do ensino ministrado nos diversos cursos oferecidos pela PUC-SP. Todos – exceto os estudantes e professores de Medicina – estão convidados a participar dessa aferição, cientes de que o envolvimento crítico dos segmentos da comunidade acadêmica constitui momento fundamental para o aprimoramento da qualidade de ensino propiciado pela PUC-SP.

Como dissemos, a Reitoria empossada em novembro do ano passado está implementando uma série de ações voltadas a ampliar o espaço de participação e escuta na instituição. No caso da avaliação, os procedimentos estão sendo revistos e serão oportunamente debatidos com a comunidade objetivando sua progressiva implantação. No atual questionário a ser disponibilizado para os docentes (exceto Medicina, em Sorocaba), acrescentamos a dimensão da percepção, pelo professor, dos graus de apropriação pelo aluno dos distintos aspectos dos cursos oferecidos. A introdução dessa informação adicional não altera, contudo, o número de questões formuladas ou a comparabilidade entre a série histórica aplicada nem esgota as alterações futuras nesse instrumento de avaliação.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da PUC-SP 2025-2029 (PDI), elaborado pela atual Reitoria, dispõe uma série de metas e atribuições no campo da Avaliação e Acompanhamento Institucional durante seu período de vigência.

Estamos todos trabalhando para torná-las realidade, o que só ocorrerá com a participação ampla dos diversos setores da Universidade, reforçando e aprimorando os valores históricos da PUC-SP, solidária, democrática e pluralista.

Lafayette Pozzoli

Professor da Faculdade de Direito e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA - PUC-SP

Ricardo Carlos Gaspar

Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais - FEA e Representante Docente da Comissão Própria de Avaliação – CPA - PUC-SP

CPA
Equipe técnico-administrativa
Claudia Cardinalli
Renato Antunes Santos

https://www.pucsp.br/cpa

cpa@pucsp.br

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.