Consun aprova títulos para Luiza Erundina e Cristiano Zanin

Honrarias foram apreciadas no final de 2024, nas primeiras reuniões de Conselho Universitário com a nova gestão da Reitoria

por Redação | 09/01/2025
Acervo ACI

O Conselho Universitário (Consun) realizou no final de 2024, dia 11/12, sua primeira reunião ordinária com a nova equipe de Reitoria da PUC-SP.

Um dos destaques da sessão presidida pelo reitor Vidal Serrano Jr foi a aprovação da concessão de título de Doutora Honoris Causa à deputada Federal Luiza Erundina. Parlamentar reconhecida, Erundina foi professora da Faculdade de Serviço Social da PUC-SP, de 1974 a 1976.

Em seus pareceres, as docentes conselheiras Lucia Bógus e Myrt Cruz salientaram a atuação parlamentar, acadêmica e social de Erundina.

“Considerando os inúmeros e notáveis serviços prestados às sociedades paulistana e brasileira, sua sensibilidade social, seu comportamento ético na política, sua defesa da educação como instrumento de superação das desigualdades sociais, sua luta pela implementação de políticas de inclusão de minorias e de grupos socialmente vulneráveis, sua atuação em defesa dos direitos humanos, manifesto-me favoravelmente e recomendo a concessão do título de doutora honoris causa”, afirmou a profa. Lucia.

“Ao longo de sua vida, Luiza Erundina demonstrou ser uma defensora incansável dos valores que a PUC-SP preza, como o compromisso com a verdade, a solidariedade e a transformação social. Sua história é um testemunho vivo de como o saber acadêmico pode e deve ser colocado a serviço da construção de uma sociedade mais justa. Conceder o título de Doutora Honoris Causa à profa. dra. Luiza Erundina de Souza é uma forma não apenas de honrar sua trajetória, mas também de reafirmar os valores que a PUC-SP representa”, ressaltou a profa. Myrt, pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias.

Entre os outros temas abordados na sessão, houve a apreciação de reforma curricular dos projetos pedagógicos de diversos cursos de graduação, a homologação de resultados de concursos docentes e a apresentação do orçamento anual da PUC-SP – exercício 2025.

 

Consun extraordinário

No dia 17/12, o Conselho Universitário voltou a se reunir. Na ocasião, foi aprovada a concessão de título de Notório Saber ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin Martins, graduado em Direito pela PUC-SP, em 1999.

Os pareceristas foram os conselheiros prof. Wagner Balera e Nilson Gonçalves do Carmo, representante administrativo.

Balera ressaltou a formação de Zanin na PUC-SP e sua trajetória profissional e acadêmica. “O indicado quis compreender em perspectiva interna cada uma das profissões jurídicas. Realizou estágios no Ministério Público; na magistratura e, finalmente na advocacia”, ressaltou o docente.

“Foi ela, mais do que qualquer outra atividade a que se dedicou, que conferiu ao indicado a qualidade que só pode decorrer do saber. A qualidade de enfrentar, com denodo, zelo e proficiência os poderes arbitrários, justo aqueles que pretendem fazer derruir o Estado de Direito”, concluiu.

O parecer do conselheiro Nilson ressaltou, entre outros aspectos, a atuação do ministro Zanin em temas de destaque na sociedade brasileira. “É notória a sua brilhante atuação como causídico na Operação Lava Jato. Durante este processo, demonstrou ilibado saber jurídico frente ao ativismo judicial que afrontou o Estado Democrático de Direito.”, afirmou Nilson, que atua no Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da Faculdade de Direito.

“Essa atuação está em total consonância com a história da PUC-SP, uma instituição conhecida por seu compromisso em promover a democracia, o Estado de Democrático de Direito e os Direitos Humanos”, concluiu.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.