PUC-SP celebra Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Professores da Universidade são os vencedores na categoria Ciência da Religião e Teologia

por Cláudio Oliveira | 08/08/2025

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) celebra a conquista dos professores João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Ciências da Religião e Teologia. A obra premiada, A salvação da Pátria Amada: Religião e Extrema-Direita no Brasil (Editora Paulus), foi reconhecida por sua relevância acadêmica e contribuição crítica ao debate sobre religião e política no contexto contemporâneo brasileiro.

Além da vitória, a Universidade também esteve entre os finalistas em outras três categorias da premiação, reforçando o compromisso da PUC-SP com a produção de conhecimento de excelência em diversas áreas do saber. Na categoria Direito, o professor André Ramos Tavares foi indicado com a obra A Nova Matrix: Direito (Re) Programado na Civilização Plataformizada (Etheria Editora), que discute os impactos da transformação digital nas estruturas jurídicas.

Na área de Educação e Ensino, a professora Laurizete Ferragut Passos, em coautoria com Adriana Teixeira Reis e Patrícia Cristina A. de Almeida, foi finalista com o livro Professores iniciantes e Processos de Educação, que analisa os desafios enfrentados por docentes em início de carreira.

Já na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, a obra Libras e Surdos, das professoras Cecília de Moura e Desirée De Vit Begrow, também figurou entre os destaques, abordando questões de acessibilidade e inclusão de pessoas surdas no contexto educacional e terapêutico.

A presença marcante da PUC-SP no Jabuti Acadêmico 2025 reafirma o protagonismo da instituição na produção científica nacional e seu papel ativo na construção de uma sociedade mais crítica, democrática e plural.
 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.