Recepção 2025: ministro Herman Benjamin realiza Aula Magna no Tuca

Palestra faz parte da programação de recepção aos novos estudantes

por Renata Nascimento | 18/02/2025
Thaís Polato (ACI)

Na manhã de 18/2, o Tuca recebeu o ministro e presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin para a realização de Aula Magna. A atividade integra a programação de recepção aos novos estudantes de 2025, que tem como tema geral Universidade Necessária: caminhos para a cidadania, excelência e pertencimento (clique aqui para ver a programação completa).

A atividade foi promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC), em parceria com o Centro Acadêmico 22 de Agosto. Antes de ir ao teatro se apresentar, o ministro foi recebido no gabinete da Reitoria.

Além do ministro, a mesa dos trabalhos contou com a presença do reitor Vidal Serrano Nunes Jr, da vice-reitora Carla Reis Longhi e do vice-presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto Lucas Barros.

“A PUC-SP é uma instituição respeitadíssima perante os brasileiros, mas também no mundo todo. Nós sempre nos perguntamos ‘será que as instituições vão manter a qualidade?’ e acho que a PUC-SP não só mantém a qualidade, como também inova em termos de incorporação de disciplinas jurídicas que nós nem pensávamos que eventualmente iriam integrar a grade curricular. Quando eu estudei aqui, era fundamentalmente uma Universidade de brancos ricos, era a elite paulistana que tinha condições de frequentar a PUC-SP. Hoje, a PUC-SP e a Faculdade de Direito têm a cara do povo brasileiro, e isso é fundamental porque não podemos aprender sobre justiça, sobre Direito, se não cumprirmos a risca o princípio da igualdade que está na constituição, e não é uma igualdade apenas formal, mas material”, afirmou o ministro.

“O ministro Herman Benjamin é uma das maiores referências do planeta em matéria de tutela de interesses metas individuais, que são aqueles direitos individuais mais importantes como a questão ambiental, a questão de saúde pública. Ele é prata da casa, de certa maneira, pois estudou na PUC-SP e foi professor por cerca de um ano. Enfim, é uma grande liderança jurídica também na construção de conhecimento. Então para nós é uma grande satisfação que ele, na presidência do Superior Tribunal de Justiça, venha aqui fazer a recepção aos nossos novos estudantes”, declarou o reitor Vidal.

“Pode parecer, num primeiro momento, que essa aula magna se dirigia especificamente aos alunos do Direito. Mas se observarmos, vemos que foi uma palestra que reflete sobre o Brasil, sobre a nossa realidade, em todos os aspectos. Nas relações de poder, nas relações entre poder e economia, que também é outra forma de poder, nas práticas e heranças culturais. De alguma forma, a palestra nos ajuda a refletir sobre o Brasil e hoje, sobre a nossa história, sobre como nos reavemos sempre com a nossa história e como seguimos adiante. Então é muito rica para todos os cursos e áreas da nossa PUC-SP”, reiterou Carla Longhi.

Após a palestra, o ministro recebeu o Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito, como homenagem por ter estudado e sido docente na PUC-SP.

Confira o álbum de fotos abaixo.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.