PUC na Mídia: Docente esclarece uso de gestos para comunicação precoce de bebês em reportagem do g1

por Redação / ACI PUC-SP | 08/01/2026

Reportagem publicada pelo portal g1 abordou a prática que tem viralizado nas redes sociais, na qual famílias ensinam gestos simples para que bebês se comuniquem antes do desenvolvimento da fala. O tema foi analisado por especialistas da área da saúde e da comunicação, entre eles o professor Gilberto Ferlin, da Divisão de Educação, Reabilitação e Distúrbios da Comunicação (Derdic) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na matéria, o docente da PUC-SP explica que a técnica não tem relação com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é uma língua estruturada, com gramática e sintaxe próprias. Segundo Ferlin, os gestos utilizados por famílias com bebês ouvintes são sinais simples, convencionados no ambiente familiar e sempre associados à fala, funcionando como um estímulo complementar à comunicação.

O professor destaca ainda que, quando aplicada corretamente em crianças com desenvolvimento típico, a estratégia não causa atraso na aquisição da linguagem oral. Pelo contrário, pode reduzir frustrações e facilitar a interação entre bebês e cuidadores, desde que os adultos verbalizem as palavras junto aos gestos e acompanhem atentamente os marcos do desenvolvimento infantil.

Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.