O VI Ciclo de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP aconteceu nos dias 10, 11 e 12/2, com atividades promovidas pelo CAD em sua nova gestão e mantendo a tradição em promover um conjunto de debates sobre temas fundamentais para a prática docente.
No primeiro dia, os educadores tiveram a oportunidade de ouvir as contribuições dos especialistas convidados, profa. Tania Leal e prof. Diogo Cortiz, sobre o papel da IA na educação e no mercado de trabalho. Tema fundamental que interessa todas as áreas de conhecimento e impacta diretamente a realidade das aulas. No segundo dia, a palestrante Daniela de Moura Pereira Robbi promoveu o debate sobre a educação inclusiva e a saúde mental. Realidade cada dia mais presente na universidade e que reclama especial cuidado de professores e professoras.
No último dia do ciclo o CAD trouxe duas palestras. A primeira, ministrada pela profa. Márcia Mello Costa de Liberal, reuniu aspectos fundamentais para o desenvolvimento das atividades extensionistas, contribuindo para que os cursos possam repensar suas atividades e aproximar ainda mais a comunidade da PUC-SP. A segunda palestra, proferida pela profa. Myrt Thânia de Souza Cruz, Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias, abarcou o tema “Letramento étnico racial e neuro divergência”, fundamental para oferecer subsídios aos docentes para lidar com os avanços promovidos pela luta de minorias sociais e que tem ocupado cada vez mais o cotidiano da universidade.
Por fim, no período da tarde, foram promovidas oficinas presenciais nos campus Perdizes e Marques de Paranaguá. As oficinas foram: “Adobe Express: recursos de apoio para as aulas”, ministrada por Claudir Segura e Ana Laura Gomes; “Programação Python para analisar dados”, ministrada por Jefferson Rebelo da Silva Braga e Daniel Couto Gatti; “Como criar Ambientes colaborativas usando a ferramenta Canva”, ministrada pelo Prof. Fernando Grisi; e sobre “Plano de Ensino”, também ministrada pelo professor Daniel Couto Gatti.
A programação do VI Ciclo de Aperfeiçoamento Docente foi construída a partir da consulta realizada pelo CAD aos chefes de Departamento, coordenadores de Curso e diretores das Faculdades. Segundo o professor Daniel Gatti, coordenador do CAD, “o objetivo foi construir uma programação que correspondesse às reais necessidades das faculdades”. O professor Rafael Araújo, que também coordena o CAD, complementou afirmando que “o processo de formação é fundamental para mantermos a excelência acadêmica na Universidade, por isso ao longo do ano letivo, buscaremos capacitações pontuais, que auxiliem os professores e professoras a enfrentarem os desafios contínuos da educação e manter os cursos sempre atualizados”.