PUC-SP realiza programação especial no retorno às aulas do 2º Semestre
Novos(as) estudantes serão recebidos com o lema "Universidade necessária: caminhos à...
O Time PUC-SP Enactus alcançou o segundo lugar nacional no IDEAthon TransFORMAR 2025, competição que premia ideias transformadoras do país, voltadas à inovação em empreendedorismo social. O objetivo é dar visibilidade a soluções que dialogam com questões ambientais, sociais, culturais, econômicas, tecnológicas e de gênero, além de propiciar uma vitrine de empreendedorismo jovem no país.
O Prêmio é promovido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), em colaboração com o Conselho Federal de Administração (CFA).
O Time PUC-SP Enactus, recebeu a premiação pelo desenvolvimento de um projeto com proposta inovadora e interdisciplinar voltada à geração de renda e promoção da autonomia e empoderamento de pessoas em situação de vulnerabilidade: transformar pessoas e famílias em pequenos empreendedores.
A equipe foi composta por estudantes de diversos cursos: Beatriz Bertini Pires (Relações Internacionais), Davi Firpo Sant’Ana (Economia), Estela Matere (Psicologia), Geovanna Santana Nunes (Administração), Layla Teixeira da Costa Capato (Relações Internacionais), Manuela Cerdeira (Direito) e Raniah Aparecida Nunes Brito (Relações Internacionais).
A equipe contou com a orientação dos professores João Pinheiro de Barros Neto (Administração) e Geraldo Gianini (Ciências Contábeis), que destacaram o protagonismo e o compromisso social da equipe do Projeto.
“Este reconhecimento é fruto da integração entre áreas do conhecimento, engajamento estudantil e o propósito de transformar realidades. A proposta do Time está alinhada com os valores da PUC-SP e da Enactus, mostrando como o empreendedorismo pode ser um instrumento de mudança social concreta”, destacou o prof. João Barros, Conselheiro do Time da PUC-SP.
O IDEAthon contou com centenas de propostas inscritas de todas as regiões do Brasil. Cada uma foi avaliada por pelo menos dois especialistas no tema. Nos casos de divergência, uma terceira avaliação foi acionada, evidenciando o rigor e a seriedade do processo.
“Foi um grande desafio pensar uma solução que unisse inovação, impacto social e viabilidade prática e, acima de tudo, preparar um Pitch (vídeo) de menos de três minutos para comunicar todo o projeto, composto ainda por um Canvas e um Sumário Executivo. Acreditamos que a Extensão Universitária por meio de projetos de empreendedorismo social pode, e deve, ser uma ferramenta de transformação nas comunidades. Estar entre os vencedores mostra que estamos no caminho certo”, declarou o Time PUC-SP Enactus, conjuntamente.
Segundo o grupo, o prêmio será investido nos projetos da equipe, que visam transformar pessoas em situação de vulnerabilidade em pequenos empresários: Projeto Raízes e Projeto Plantando Futuros.