FCMS sedia capacitação regional sobre pré-eclâmpsia e Código Laranja

por Redação / ACI PUC-SP | 18/11/2025

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP sediou, em 11/11, a capacitação “Eclâmpsia e Pré-eclâmpsia e Fluxograma Municipal” e a segunda edição da oficina prática da Iniciativa Vida – Código Laranja. O evento reuniu profissionais da rede municipal e conveniada e integrou ações de qualificação no atendimento às gestantes com quadros hipertensivos.

A capacitação foi realizada em parceria com a Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo CNE – Hipertensão) e a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), contando com apoio da Secretaria da Saúde de Sorocaba.

A programação abordou protocolos de atendimento em situações de crise hipertensiva, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, reforçando o uso do fluxograma municipal e do Código Laranja em unidades como UBSs, UPAs, PAs, Samu, maternidades e ambulatórios. O objetivo é padronizar condutas, reduzir o tempo de resposta e contribuir para a diminuição dos índices de morbimortalidade materna, infantil e fetal.

Entre os palestrantes estiveram docentes da FCMS que também atuam em entidades científicas nacionais. O professor assistente-doutor Henri Augusto Korkes, presidente da Sogesp Regional Sorocaba e cofundador da RBEHG, trouxe diretrizes atualizadas para o manejo da hipertensão na gestação. Por sua vez, o médico Renato José Bauer, professor do Departamento de Reprodução Humana e Infância e diretor científico da Sogesp Regional Sorocaba/Vale do Ribeira, tratou de protocolos clínicos e integração entre serviços. Também participou o professor auxiliar Ivan Fernandes Filho, obstetra do Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Municipal.

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.