Cineclube apresenta documentário “Folha Corrida”
Parceria do CAM com o curso de Jornalismo exibe dois episódios da série inédita investigativa
O Cineclube Arlindo Machado (CAM), do curso de Comunicação e Multimeios, apresenta dois episódios da série inédita Folha Corrida, da Terra Firme Produções. A atividade acontece em parceria com o curso de Jornalismo e é aberta ao público em geral. Haverá duas sessões, uma às 9h e outra às 19h, ambas seguidas de debate.
Dividida em quatro episódios de aproximadamente 30 minutos, a série revela como o Grupo Folha apoiou a repressão, contratou agentes policiais, demitiu jornalistas ilegalmente e emprestou veículos para perseguição política. Uma equipe de pesquisadores de diversas universidades brasileiras trabalhou durante dois anos para aprofundar denúncias levantadas pela Comissão Nacional da Verdade.
A investigação resultou em um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal e na produção da série documental. Dirigida por Chaim Litewski, conhecido pelo premiado "Cidadão Boilesen", a série está em exibição a partir de maio pela Plataforma ICL e apresenta documentos e relatos inéditos de vítimas, testemunhas e agentes da repressão.
A série
“Folha Corrida” é uma série documental investigativa de 4 episódios que foca no apoio do Grupo Folha ao regime ditatorial e os aparatos de repressão durante os 21 anos de chumbo no Brasil (1964-1985), especialmente durante o seu período mais repressivo, de 1968 a 1975, quando o terror do Estado promoveu perseguições e massacres a exemplo de grupos políticos e entidades de classe trabalhistas. O Grupo Folha deu sustentação editorial, financeira e operacional à ditadura. Seus carros de distribuição de jornais foram utilizados pela Operação Bandeirante (OBAN) e DOI-Codi para perseguir, sequestrar e matar aqueles que lutavam contra o regime militar no Brasil. Conhecida como “sucursal da repressão”, a empresa tinha muitos policiais em seus quadros e perseguiu trabalhadores por motivações políticas.
A série conta com depoimentos de testemunhas oculares, incluindo jornalistas, militantes, e agentes da repressão, além de farto material de arquivo e iconográfico, englobando documentos oficiais secretos, filmes, fotos e jornais. Até recentemente, pouco se sabia sobre a estreita colaboração entre as empresas de mídia e os aparatos de repressão, durante a ditadura militar brasileira. "Folha Corrida" revelará as consequências dessa ligação entre um poderoso grupo de comunicação e a ditadura.
Os debatedores
- Amanda Romanelli - Pesquisadora pela PUC-SP, integrou a equipe de investigação do projeto "A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura: o caso Folha de S.Paulo". Com formação em Direito e História, dedica-se ao estudo da responsabilização de empresas privadas durante o regime militar brasileiro. Participou diretamente das investigações que resultaram no inquérito aberto pelo Ministério Público Federal e na produção da série "Folha Corrida", contribuindo com suas pesquisas sobre as relações entre empresas privadas e a repressão durante o período ditatorial.
- Lea Van Steen - Artista multidisciplinar, videoartista, documentarista e produtora audiovisual. Sua carreira inclui trabalhos como montadora em filmes premiados, entre eles "O Golpe de Ouro" (2021), "As Quatro Irmãs" (2018), "A Cicatriz é a Flor" (2014) e "Wanda dos Santos - Sem Barreiras" (2014). Destacou-se também como roteirista na série "Milton Nascimento - Intimidade e Poesia" (2018) para a HBO. Anteriormente, foi gerente de Promo da MTV Brasil e tem experiência com videodança e instalações artísticas, exibidas em espaços como o Centre Pompidou/Paris e Bienal de Arquitetura de Veneza, tendo sido premiada no Festival de Cuiabá (2001) com o curta "Brincadeira de Criança" e recebido o Prêmio Sérgio Motta de Cultura por "Paisagens" (2000).
- Cleisson Vidal - Cineasta, diretor de fotografia, diretor e produtor brasileiro reconhecido por seus documentários históricos e políticos. Seu trabalho mais recente é "Morcego Negro" (2024), documentário histórico em coprodução com Globo Filmes/Globonews que oferece uma visão original sobre o Brasil na transição dos anos 1980-90. Entre suas outras obras destacadas estão "Paulo César Pinheiro - Letra e Alma" (2021) e "O Golpe de Ouro" (2021), no qual atuou tanto como diretor quanto como diretor de fotografia. Como realizador, dirigiu a aclamada série documental "Milton Nascimento - Intimidade e Poesia" (2018) para a HBO, que acompanhou o cantor durante sua turnê pelos Estados Unidos, explorando sua personalidade, processo criativo e visão de mundo. Como diretor de fotografia, colaborou em importantes produções como "Cidadão Boilesen" (2009) e "Memória para uso diário" (2007).
Programe-se
♦ 20/5, terça-feira, com duas sessões
Auditório 100
9h - Exibição dos episódios 1 e 2 da minissérie Folha Corrida (2025)
10h30 - Debate com Amanda Romanelli e Cleisson Vidal
Auditório Paulo Freire (Andar superior do TUCA)
19h - Exibição dos episódios 1 e 2 da minissérie Folha Corrida (2025)
20h30 - Debate com Lea Van Steen e Cleisson Vidal
Ficha Técnica
Folha Corrida - minissérie em 04 episódios (2025)
Realização: Terra Firme Produtora
Direção: Chaim Litewski
Produtor: Cleisson Vidal
Produtores associados: Ana Paula Goulart, Chaim Litewski, Flora Daemon, Rachmiel Litewski
Coordenação de Pesquisa: Ana Paula Goulart, Flora Daemon, Rachmiel Litewski
Roteiro: Marta Nehring
Montagem: Lea van Steen
Direção de Arte: Ana Cissa Pinto
Trilha Sonora: Luiz Macedo