34º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP discute produção do conhecimento na era digital
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, o 34º Encontro de Iniciação Científica (EIC), que teve como tema “A Produção do Conhecimento no Contexto da Revolução Digital”. A edição de 2025 contou com a submissão de 305 projetos, envolvendo 542 estudantes e 263 orientadores, distribuídos em 60 sessões de apresentações virtuais.
Como parte da programação, ocorreu também a tradicional exposição de pôsteres nos corredores do Edifício Reitor Bandeira de Mello, no campus Monte Alegre. Aberta a estudantes, docentes e visitantes, a mostra apresentou os resultados parciais e finais dos projetos desenvolvidos no último ciclo de pesquisa.
O papel da pesquisa como elemento central na formação universitária e no compromisso social da instituição foi destacado pela vice-reitora, professora Carla Reis Longhi, em discurso durante a abertura. “A PUC-SP reafirma, a cada edição deste Encontro, a importância da produção do conhecimento como prática coletiva e crítica. Em meio às transformações digitais, é fundamental que nossos estudantes compreendam o papel ético e humano da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e democrática”.
O tema desta edição foi aprofundado na palestra do professor Ladislau Dowbor, do Programa de Pós-Graduação em Economia, que abordou os desafios e as oportunidades trazidos pela inteligência artificial em uma sociedade marcada por desigualdades, como a brasileira.
“A inteligência artificial pode ser uma ferramenta de concentração de poder ou de democratização do conhecimento. Tudo depende de como a sociedade e as políticas públicas a direcionam”, ponderou.
Valorização da produção de científica
Promovido pela Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com apoio da Fundação São Paulo e do CNPq, a iniciativa visa incentivar e valorizar a produção de conhecimento científica realizada na Universidade.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Flávio Mesquita Saraiva, “a iniciação científica é um exercício de descoberta. Representa o esforço e a dedicação de alunos e orientadores, e mostra que a universidade vai além da transmissão de conhecimento — ela cria, experimenta e aprende com o próprio fazer científico.”
Segundo o professor Amilcar Torrão Filho, coordenador da Assessoria de Pesquisa da Reitoria, o Encontro reafirma a função essencial da universidade como produtora de conhecimento. “A pesquisa é a estrutura dorsal da universidade. Ela não apenas forma profissionais, mas devolve à sociedade conhecimento, inovação e soluções para desafios contemporâneos. A iniciação científica é o ponto de partida dessa formação, que torna nossos estudantes profissionais e cidadãos mais críticos e preparados”, destacou.
Também participou do evento o professor José Paulo Florenzano, do curso de Ciências Sociais, que enfatizou a relevância da pesquisa crítica e transformadora. “A PUC-SP tem o compromisso de produzir conhecimento reflexivo, que dialogue com a realidade social e contribua para transformá-la”, afirmou.
Para obter mais informações sobre Iniciação Científica, clique aqui.
Confira a galeria de fotos




